terça-feira, 21 de agosto de 2012

Para você Catequista

                                         
Semeia Sempre

No campo do mundo tu és um semeador. Não podes fugir a responsabilidade de semear. Não digas que o solo é áspero, que chove amiúde, que o sol queima ou que a semente não serve. Não é tua função julgar a terra e o tempo; tua função é semear.
A semente é abundante! Um pensamento, um sorriso, uma promessa de alento, um aperto de mão, um conselho, um pouco d água, são sementes que germinam facilmente. Não semeies porém, descuidadamente como quem cumpre uma missão desagradável!

Semeie com interesse, com amor, com atenção, como quem encontra nisso o motivo central de sua felicidade! E ao semear, não penses: Quanto me darão? Quanto  demorará a colheita? Recorda que não semeias para enriquecer aguardando o ganho multiplicado. Semeias porque não pode estar inativo, porque não pode viver sem dar, porque não podes servir a Deus sem servir aos demais!

És dono de ti mesmo, da vida e do universo! Tua semente, pois, não cairá no vazio.
Sem esperar recompensa, receberás recompensa. Sem esperar riquezas, enriquecerás.
Sem pensar em colheita, teus bens se multiplicarão. E tudo porque semeias num reino onde é tudo receber, onde perder a vida é encontrá-la, onde gastar-se servindo é aumentar. Semeia sempre, em todo terreno, em todo tempo, a boa semente com amor, com interesse, como se estivesse semeando o próprio coração!
Sê pois um semeador.

Um dos eventos realizados em Botucatu com os catequistas da Arquidiocese.


Mensagem aos Catequistas

Limeira, 13 de agosto de 2012.

Limeira, 14 de agosto de 2012.

Queridos Catequistas das Arquidioceses e Dioceses do Regional Sul 1, reunidos em concentração,  ou assembleia na celebração do “Dia dos Catequistas”. Que a paz do Cristo esteja com vocês! Quero, em nome de nossa Comissão, saudá-los e parabenizá-los pela bonita e importante missão que desempenham na ação evangelizadora da Igreja.

O mesmo objetivo da ação evangelizadora nos une: Continuar a missão iniciada por Cristo. E Ele mesmo disse: “Ide fazer discípulos entre todas as nações e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28, 19-20).

O catequista é, antes de tudo, um discípulo e missionário de Jesus Cristo. Por isso, procura viver na sua proximidade e intimidade. Nossa catequese deve propiciar este encontro com Jesus através da partilha da Palavra, dos momentos de oração e da vivência fraterna. A fé, mais do que um conjunto de conhecimentos é, antes de tudo, um encontro com o nosso Mestre e Senhor. É nesta relação amorosa que os catequizandos precisam aprender e viver.

O amor por Cristo leva os catequistas a seguir a sua mensagem numa comunidade fraterna. Mesmo se a fé é uma decisão pessoal, ela só cresce na convivência com os outros. A experiência de uma comunidade de fé e de amor é fundamental para quem quer ser discípulo/a de Jesus. A catequese não pode ser vivida de maneira isolada, mas na sua comunidade, que é fonte, lugar e meta da catequese.

O zelo apostólico do catequista o leva a ser missionário. Não podemos guardar para nós o tesouro que recebemos. Num mundo marcado por tanto problema de linha ideológica e religiosa precisamos anunciar e testemunhar Jesus Cristo, cujo conhecimento é a plena realização do ser humano. O Papa Bento XVI, nos recorda que os catequistas são colaboradores competentes dos bispos e merecedores de confiança, e também não são simples comunicadores de experiência de fé, mas devem ser autênticos transmissores das verdades reveladas (cf. Discurso aos bispos do Brasil).

Mais do que nunca, a nossa catequese é chamada a transformar a realidade na qual vivemos. Neste período em que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é preciso lançar luzes para que nossos jovens sejam bem acolhidos e evangelizados em nossas comunidades. A catequese deve lançar as luzes da fé sobre as angústias e as esperanças de nossa juventude e do mundo de hoje. A verdadeira fé nunca se acomoda, mas vive na esperança que outro mundo é possível.

Parabéns a vocês Catequistas, e que Deus os mantenha firmes neste ministério, pela intercessão de Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe! Receba um fraterno abraço de toda a Equipe de Coordenação da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, do Regional Sul 1. Cristo é a nossa paz!

Dom Vilson Dias de Oliveira, DC
Bispo da Diocese de Limeira e
Pres. Comissão para a Animação Bíblico-Catequética

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Reunião de Catequistas da Equipe da Arquidiocese de Botucatu, com os coordenadores das RPs .

No dia 4 de agosto deste ano a equipe diocesana de catequese esteve reunido juntamente com os coordenadores regionais  para tratar assuntos relacionados a caminhada da catequese em nossa arquidiocese e dentre os assuntos  destacou -se  como um dos principais  a Escola de Formação Catequética que dará inicio em Fevereiro de 2013. Esta formação será feita pelo Padre responsável pela Pastoral Catequética de nossa Arquidiocese Pe. Adauto José Martins. 

Encontro de catequistas - Local - La Salle em 2008