sexta-feira, 26 de setembro de 2014

SETEMBRO - MÊS DA BÌBLIA


SETEMBRO : MÊS DA  BÍBLIA  (PALAVRA DE DEUS)
                                                      Curisiodades sobre esse Livro Sagrado
. A Bíblia se divide em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento (AT-46 livros e NT-27 livros).
. O Salmo 119 tem, em hebraico, 22 seções de oito versículos. Cada uma das seções inicia com uma letra do alfabeto hebraico, de 22 letras. Dentro das seções, cada versículo inicia com a letra da seção.
. No livro Lamentação de Jeremias, os capítulos 1, 2 e 4 têm versículos em numero 22 cada, compreendendo as letras do alfabeto hebraico. O capítulo 3 tem 66 versículos, levando cada três deles, em hebraico, a mesma letra do alfabeto.
. O Capítulo 19 de II Reis é igual ao 37 de Isaias.
. A menor Bíblia existente foi impressa na Inglaterra e pesa sómente 20 gramas. Esse fabuloso exemplar da Bíblia mede 4,5 cm de comprimento, 3 cm de largura e 2 cm de espessura. Apesar de ser tão pequenina, contém 878 páginas, possui uma série de gravuras ilustrativas e pode ser lida como auxilio de uma lente.
. A maior Bíblia que se conhece contém 8.048 páginas, pesa 547 quilos e tem 2,5 metros de espessura. Foi confeccionada  por um marceneiro de Los Angeles, durante dois anos de trabalho ininterrupto. Cada página é uma delgada tábua de 1 metro de altura, em cuja superfície estão gravados os textos.
. A Bíblia  contém 31 mil versículos e 1189 capítulos . Para sua leitura completa (apenas com os olhos), são necessárias 49 horas, a saber, 38 horas para a leitura do Velho Testamento e 11 horas para o do Novo Testamento. Para lê-la audivelmente, em velocidade normal de fala, são necessárias cerca de 71 horas. Se você deseja lê-la em 1 ano, deve ler apenas 4 capítulos por dia.
. Das 2 mil línguas e dialetos falados no mundo, cerca de 1.200 já possuem a Bíblia ou textos bíblicos traduzidos.
. O nome “Bíblia” vem do grego “Biblos”, nome da casca de um papiro do século XI a.C. Os primeiros a usar a palavra “Bíblia” para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no sec. II d.C.
. Ao comparar as diferentes cópias do texto da Bíblia entre si e com os originais disponíveis, menos de 1% do texto apresentou dúvidas ou variações; portanto, 99 % do texto da Bíblia é puro. Vale lembrar que o mesmo método (crítica textual) é usado para avaliar outros documentos históricos, como a Lilíada de Homero, por exemplo.
. É o livro mais vendido do mundo. Estima-se que foram vendidos 11 milhões de exemplares na versão integral, 12 milhões de Novos Testamentos e ainda  400 milhões de brochuras com extratos dos textos originais.
. Foi a primeira obra imprensa por Gutenberg, em seu recém inventado pelo manual, que dispensava as cópias manuscritas.
. A divisão em capítulos foi introduzida pelo professor universitário parisiense Stephen Langton, em 1227, que viria a ser eleito bispo de Cantuária pouco tempo depois. A divisão em versículos foi introduzida em 1551, pelo impressor parisiense Robert Stephanus. Ambas as divisões tinham por objetivo facilitar a consulta e as citações bíblicas, e foi aceita por todos, incluindo os judeus.
. A Bíblia foi escrita e reproduzida em diversos materiais, de acordo com a época e cultura das regiões, utilizando tábuas de barro, peles, papiro e até mesmo cacos de cerâmica.
A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748. A tradução foi feita a partir da  Vulgata Latina e iniciou-se com Diniz(1279-1325).
A primeira citação da redondeza da terra confirmava a ideia de Galileu, de um planeta esférico. Bastava que os descobridores conhecessem a Bíblia(Isaias 40, 22).
Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem.(Juízes 16, 19).
O nome mais comprido e estranho de toda a bíblia é Maerslalhasbas, filho de Isaías.(Isaías 8, 3-4).
O maior versículo é no livro de Ester capitulo 8 versiculo 9.
O menor versículo é no livro de Êxodo, capitulo 20, vrsiculo 13.
O versículo central da Bíblia é o Salmo 118, 8, o qual divide  a ao meio.
No Salmo 107, há 4 versículos iguais: 8, 15, 21 e o 31.
Todos os versículos do Samo 136 terminam da mesma maneira.
                                                               Ir. Gema Panazzolo/
                                                                             Vera Carmo   
obs. retirado de um recorte jornal paroquial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação através de comentários é sempre muito importante. caso não tenha uma conta google, escolha a opção anônimo e identifique-se ao final da mensagem.