segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Encontros e entrega do livro









Livro ; " Formação para Catequistas"

Estamos encerrando a entrega dos livros dos catequistas, elaborado pela Equipe Catequética da Arquidiocese de Sant’ Ana, sendo que este foi entregue na Regional de Laranjal Paulista em 12/02/12, após um grandioso encontro sobre Iniciação Cristã tendo como palestrantes os membros da equipe, Danilo e Arlete. Na cidade de Botucatu, os livros foram entregues em 26/02/12, no encontro formativo foi feita uma breve explanação do livro Formação para Catequistas. No município de Avaré os livros foram entregues na data de em 25/03/12, e finalmente o último encontro sobre Iniciação Cristã foi realizado na regional de Lençóis Pta, em 06/05/12 e entregue os livros aos catequistas após explicação do mesmo. Este livro surgiu após ser realizado um trabalho com todos os participantes da crisma, tanto jovens crismandos, como coordenadores e catequistas em geral. Estes receberam um questionário e mediante as respostas foram feitos levantamentos. De acordo com isso, os participantes pediram para a equipe Arquidiocesana que trouxesse mais material instrutivo, para que pudessem trabalhar na Crisma, e assim após muitas reuniões e pesquisas, contando sempre com a ajuda de muitos cristãos engajados, o sonho foi realizado. Pudemos contar plenamente com o aval de nosso querido Arcebispo Dom Mauricio Grotto de Camargo e assim juntamente com este apoio, este trabalho pode ser almejado com muita alegria.
 Além de entregar o livro a vários colaboradores que acreditaram neste trabalho, no mês de julho deste ano pudemos apresentar este livro em São Paulo, na Santa Fé, juntamente com a Assembleia do Sul 1.
Segue aqui algumas fotos tiradas deste episódio marcante e nossos agradecimentos a todos que de uma forma ou outra nos ajudaram a realizar este sonho. Que Deus derrame muitas bênçãos e graças.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Caminhos Catequéticos

A Igreja nos propõe que abracemos um novo caminho catequético que leve o catequizando a um verdadeiro encontro com Deus, que forme discípulos e missionários de Cristo. Precisamos mudar de rumo. Esse caminho é a mistagogia, que leva o catequizando a fazer experiências do mistério.
Catequista mistagogo é aquele que facilita o encontro dos seus catequizandos com o Mistério Divino com Deus.
Podemos destacar três caminhos que contribuem para uma catequese mistagógica: a palavra, a liturgia e a Oração.
Pistas para nos ajudar:
Ambientação – ambão, mesa da catequese, flores, água, vela, pão, cores litúrgicas, crucifixo e os símbolos que vão  ser trabalhados (pomba).
A Palavra – Biblia “livro por excelência da catequese” (manuais de apoio), levar a maior intimidade com a Bíblia.
Os documentos da Igreja tem insistido sobre a prática da leitura Orante como um caminho eficaz para o uso da Escritura.
a-       Ler, meditar, orar e contemplar
b-       Fazer procissão solene da Biblía, aclamação, proclamação de forma “ritual”, dar solenidade ao que vai fazer, ficar em pé.
c-       Deixar a Bíblia em destaque e vela acesa.
A Lectio Divina- é um caminho acessível a todos, que nos ajuda com simplicidade rezar e viver a Palavra de Deus.
O objetivo último da Leitura Orante,  não é interpretar a Bíblia, não é um estudo (exegese) é uma oração, um encontrar-se  com Deus que nos fala hoje na realidade do mundo em que vivemos. Isto nos faz crescer na fé e esperimentar cada vez mais, que “Vivo é o Senhor, em cuja presença estou”-1Reis 17.1; 16,15
Oração – a catequese deve ser “permeada por um clima de oração”(D6E85). Não deve parecer uma aula ou palestra,mas ser um espaço aberto para o diálogo com Deus. Qualquer conteúdo exposto deve ser interiorizado pela prece, valorizando a espontaneidade e a criatividade.  Não esquecer do silêncio. Deixar Deus falar e escutar.
Liturgia –
-Realizar encontros celebrativos – contribuirá para isso – Leitura da Palavra de forma”ritual” – dar solenidades, gestos, posturas, os sinais da Liturgia são sempre bem-vindos. Comunicamos mais dos mistérios pelo uso dos  sinais do que pelo enunciado de teoria. Favorecer o clima de oração.