quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Leitura da Palavra



Leituras Relacionadas ao dia 27/02/2013 - CNBB
Roxo. 4ª-feira da 2ª Semana Quaresma

1ª Leitura - Jr 18,18-20
Vinde, ataquemo-lo.
Leitura do Livro do Profeta Jeremias 18,18-20
Naqueles dias:18Disseram eles:"Vinde para conspirarmos juntos contra Jeremias;um sacerdote não deixará morrer a lei;nem um sábio, o conselho; nem um profeta, a palavra.Vinde para o atacarmos com a língua,e não vamos prestar atenção a todas as suas palavras."19Atende-me, Senhor,ouve o que dizem meus adversários.20Acaso pode-se retribuir o bem com o mal?Pois eles cavaram uma cova para mim.Lembra-te de que fui à tua presença,para interceder por elese tentar afastar deles a tua ira.Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 30,5-6.14.15-16 (R. 17b)
R. Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!

5Retirai-me desta rede traiçoeira, *porque sois o meu refúgio protetor!6Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, *porque vós me salvareis, ó Deus fiel!R. 14Ao redor, todas as coisas me apavoram; *ouço muitos cochichando contra mim;todos juntos se reúnem, conspirando *e pensando como vão tirar-me a vida.R. 15A vós, porém, ó meu Senhor, eu me confio, *e afirmo que só vós sois o meu Deus!16Eu entrego em vossas mãos o meu destino; *libertai-me do inimigo e do opressor!R.


Evangelho - Mt 20,17-28
Eles o condenarão à morte.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 20,17-28
Naquele tempo:17Enquanto Jesus subia para Jerusalém,ele tomou os doze discípulos à partee, durante a caminhada, disse-lhes:18"Eis que estamos subindo para Jerusalém,e o Filho do Homem será entregueaos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei.Eles o condenarão à morte,19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele,para flagelá-lo e crucificá-lo.Mas no terceiro dia ressuscitará."20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhose ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido.21Jesus perguntou: "O que tu queres?"Ela respondeu: "Manda que estes meus dois filhosse sentem, no teu Reino,um à tua direita e outro à tua esquerda."22Jesus, então, respondeu-lhes:"Não sabeis o que estais pedindo.Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?"Eles responderam: "Podemos."23Então Jesus lhes disse:"De fato, vós bebereis do meu cálice,mas não depende de mimconceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda.Meu Pai é quem dará esses lugaresàqueles para os quais ele os preparou."24Quando os outros dez discípulos ouviram isso,ficaram irritados contra os dois irmóos.25Jesus, porém, chamou-os, e disse:"Vós sabeis que os chefes das naçõestêm poder sobre elas e os grandes as oprimem.26Entre vós não deverá ser assim.Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor;27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo.28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido,mas para servir e dar a sua vidacomo resgate em favor de muitos."Palavra da Salvação.


Reflexão - Mt 20, 17-28
Nós todos, que nos dizemos discípulos e discípulas de Jesus, não podemos deixar os critérios do Evangelho para viver segundo os critérios do mundo. No mundo, autoridade significa ocasião para a tirania, a opressão e a busca da satisfação dos próprios interesses, sejam de quais naturezas forem. O próprio Jesus nos fala que entre nós não deve ser assim. Ele é o modelo de autoridade para todos nós, pois sendo verdadeiro Deus, o Senhor de tudo, se fez servidor dos homens e despojou-se de tudo, desde a sua condição divina até a sua vida humana, para nos resgatar e nos fazer participantes da vida divina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação através de comentários é sempre muito importante. caso não tenha uma conta google, escolha a opção anônimo e identifique-se ao final da mensagem.