sábado, 23 de fevereiro de 2013

Palavra de Deus na Vida - CNBB


 


Leituras Relacionadas ao dia 23/02/2013 - CNBB
Roxo. Sábado da 1ª Semana Quaresma


1ª Leitura - Dt 26, 16-19
Tu serás um povo consagrado ao Senhor, teu Deus.
Leitura do Livro do Deuteronômio 26, 16-19
Moisés dirigiu a palavra ao povo de Israel e lhe disse:16Hoje, o Senhor teu Deus te mandacumprir esses preceitos e decretos.Guarda-os e observa-oscom todo o teu coração e com toda a tua alma..17Tu escolheste hoje o Senhor para ser o teu Deus,para seguires os seus caminhos,e guardares seus preceitos, mandamentos e decretos,e para obedeceres à sua voz.18E o Senhor te escolheu, hoje, para que sejas para eleum povo particular, como te prometeu,a fim de observares todos os seus mandamentos.19Assim ele te fará ilustre entre todas as nações que criou,e te tornará superior em honra e glória,a fim de que sejas o povo santo do Senhor teu Deus,como ele disse".Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 118, 1-2. 4-5. 7-8 (R. 1b)
R. Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!

1Feliz o homem sem pecado em seu caminho, *que na lei do Senhor Deus vai progredindo!2Feliz o homem que observa seus preceitos, *e de todo o coração procura a Deus!R. 4Os vossos mandamentos vós nos destes, *para serem fielmente observados.5Oxalá seja bem firme a minha vida *em cumprir vossa vontade e vossa lei!R. 7Quero louvar-vos com sincero coração, *pois aprendi as vossas justas decisões.8Quero guardar vossa vontade e vossa lei; *Senhor, não me deixeis desamparado!R.


Evangelho - Mt 5,43-48
Sêde perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,43-48
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:43Vós ouvistes o que foi dito:"Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!"44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigose rezai por aqueles que vos perseguem!45Assim, vos tornareis filhosdo vosso Pai que está nos céus,porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons,e faz cair a chuva sobre justos e injustos.46Porque, se amais somente aqueles que vos amam,que recompensa tereis?Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa?47E se saudais somente os vossos irmãos,o que fazeis de extraordinário?Os pagãos não fazem a mesma coisa?48Portanto, sede perfeitoscomo o vosso Pai celeste é perfeito."Palavra da Salvação.

Reflexão - Mt 5, 43-48
Um dos valores mais determinantes da nossa vida é a justiça, mas na maioria das vezes deixamos de lado a justiça de Deus para viver a justiça dos homens, fundamentada na troca de valores e não na gratuidade de quem de fato ama. Quem ama verdadeiramente reconhece que Deus é amor e tudo o que somos e temos vem dele, como prova desse amor gratuito. Assim, as nossas atitudes não podem ser determinadas pelas diferentes formas de comportamento das pessoas que nos rodeiam, mas pelo amor gratuito de Deus que deve fazer com que sejamos capazes de superar toda forma de vingança em nome da justiça e procurar dar a nossa contribuição para que o mundo seja cada vez melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação através de comentários é sempre muito importante. caso não tenha uma conta google, escolha a opção anônimo e identifique-se ao final da mensagem.