terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Leituras Relacionadas ao dia 26/02/2013 - CNBB




Roxo. 3ª-feira da 2ª Semana Quaresma

1ª Leitura - Is 1,10.16-20
Aprendei a fazer o bem. Procurai o direito.
Leitura do Livro do Profeta Isaías 1,10.16-20
10Ouvi a palavra do Senhor,magistrados de Sodoma,prestai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus,povo de Gomorra.16Lavai-vos, purificai-vos.Tirai a maldade de vossas açõesde minha frente.Deixai de fazer o mal!17Aprendei a fazer o bem!Procurai o direito, corrigi o opressor.Julgai a causa do órfão, defendei a viúva.18Vinde, debatamos - diz o Senhor.Ainda que vossos pecados sejam como púrpura,tornar-se-ão brancos como a neve.Se forem vermelhos como o carmesim,tornar-se-ão como lã.19Se consentires em obedecer,comereis as coisas boas da terra.20Mas se recusardes e vos rebelardes,pela espada sereis devorados,porque a boca do Senhor falou!Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 49, 8-9. 16bc-17. 21.23 (R. 23b)
R. A todos que procedem retamente,
eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

8Eu não venho censurar teus sacrifícios, *pois sempre estão perante mim teus holocaustos; 9não preciso dos novilhos de tua casa *nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.R. 16b"Como ousas repetir os meus preceitos *16ce trazer minha Aliança em tua boca?17Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos *e deste as costas às palavras dos meus lábios!R. 21Diante disso que fizeste, eu calarei? *Acaso pensas que eu sou igual a ti?É disso que te acuso e repreendo *e manifesto essas coisas aos teus olhos.R. 23Quem me oferece um sacrifício de louvor, *este sim é que me honra de verdade.A todo homem que procede retamente, *eu mostrarei a salvação que vem de Deus".R.


Evangelho - Mt 23,1-12
Eles falam mas não praticam.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 23,1-12
Naquele tempo:1Jesus falou às multidões e a seus discípulos:2"Os mestres da Lei e os fariseustêm autoridade para interpretar a Lei de Moisés.3Por isso,deveis fazer e observar tudo o que eles dizem.Mas não imiteis suas ações!Pois eles falam e não praticam.4Amarram pesados fardose os colocam nos ombros dos outros,mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los,nem sequer com um dedo.5Fazem todas as suas açõessó para serem vistos pelos outros.Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura,na testa e nos braços,e põem na roupa longas franjas.6Gostam de lugar de honra nos banquetese dos primeiros lugares nas sinagogas;7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicase de serem chamados de Mestre.8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre,pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos.9Na terra, não chameis a ninguém de pai,pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus.10Não deixeis que vos chamem de guias,pois um só é o vosso Guia, Cristo.11Pelo contrário, o maior dentre vósdeve ser aquele que vos serve.12Quem se exaltar será humilhado,e quem se humilhar será exaltado."Palavra da Salvação.


Reflexão - Mt 23, 1-12
Dois elementos são importantes para nós a partir da leitura do Evangelho de hoje. O primeiro é que nenhum ser humano pode ser para nós modelo absoluto para a vivência do Evangelho, uma vez que todas as pessoas são pecadoras. O segundo é que não podemos fazer da religião forma de relação de poder e de promoção pessoal. As distinções que existem na vida religiosa devem ser de cargos e funções, porque existem ministérios diferentes, mas todos na Igreja têm uma dignidade igual: a de filhos e filhas de Deus. Mesmo dentro da Igreja, a hierarquia só pode ser concebida à luz do Evangelho e a partir do conceito de serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação através de comentários é sempre muito importante. caso não tenha uma conta google, escolha a opção anônimo e identifique-se ao final da mensagem.