segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Leituras Relacionadas ao dia 25/02/2013 - CNBB




1ª Leitura - Dn 9, 4b-10
Pecamos, temos praticado a injustiça e a impiedade.
Leitura da Profecia de Daniel 9, 4b-10
4b"Eu te suplico, Senhor, Deus grande e terrível,que preservas a aliança e a benevolênciaaos que te amam e cumprem teus mandamentos;5temos pecado,temos praticado a injustiça e a impiedade,temos sido rebeldes,afastando-nos de teus mandamentos e de tua lei;6não temos prestado ouvidos a teus servos, os profetas,que, em teu nome,falaram a nossos reis e príncipes,a nossos antepassados e a todo o povo do país.7A ti, Senhor, convém a justiça;e a nós, hoje, resta-nos ter vergonha no rosto:seja ao homem de Judá,aos habitantes de Jerusalém e a todo Israel,seja aos que moram perto e aos que moram longe,de todos os países,para onde os escorraçastepor causa das infidelidades cometidas contra ti.8A nós, Senhor, resta-nos ter vergonha no rosto:a nossos reis e príncipes, e a nossos antepassados,pois que pecamos contra ti;9mas a ti, Senhor, nosso Deus,cabe misericórdia e perdão,pois nos temos rebelado contra ti,10e não ouvimos a voz do Senhor, nosso Deus,indicando-nos o caminho de sua lei,que nos propôs mediante seus servos, os profetas.Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 78, 8. 9. 11. 13 (R. 102,10a)
R. O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas

Não lembreis as nossas culpas do passado, +mas venha logo sobre nós vossa bondade, *pois estamos humilhados em extremo.R.
9Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! +Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! *Por vosso nome, perdoai nossos pecados!R.
11Até vós chegue o gemido dos cativos: +libertai com vosso braço poderoso *os que foram condenados a morrer!R.
13Quanto a nós, vosso rebanho e vosso povo, +celebraremos vosso nome para sempre, *de geração em geração vos louvaremos.R.


Evangelho - Lc 6,36-38
Perdoai e sereis perdoados.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6,36-38
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:36Sede misericordiosos,como também o vosso Pai é misericordioso.37Não julgueis e não sereis julgados;não condeneis e não sereis condenados;perdoai, e sereis perdoados.38Dai e vos será dado.Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordanteserá colocada no vosso colo;porque com a mesma medida com que medirdes os outros,vós também sereis medidos."Palavra da Salvação.


Reflexão - Lc 6, 36-38
A justiça de Deus é muito diferente da justiça dos homens. A justiça dos homens parte de dois pressupostos: o primeiro diz que a cada um deve ser dado o que lhe pertence, e o segundo afirma que cada pessoa deve receber os méritos pelo bem que promovem e os castigos pelos males que causa. A justiça divina é aquela que distribui gratuitamente todos os bens e dá todas as condições para que o homem possa ser feliz e ter uma vida digna e é por isso que Deus criou todas as coisas e as deu gratuitamente para os homens que não viveram a gratuidade e se apossaram do mundo segundo seus interesses. A justiça divina é aquela que não nos trata segundo as nossas faltas, mas age com misericórdia e nos convida a fazer o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação através de comentários é sempre muito importante. caso não tenha uma conta google, escolha a opção anônimo e identifique-se ao final da mensagem.